CARTILHA | Do quilombo pra rua: o João que vive em nós

Material produzido de forma coletiva entre pesquisadores da UFMA e lideranças comunitárias intermediadas pela CPT e pelo MOQUIBOM, a cartilha paradidática intitulada “Do quilombo pra rua: o João que vive em nós” faz parte das ações do projeto de pesquisa “Comunicação, migração e trabalho escravo contemporâneo: trajetórias de vida de trabalhadores e trabalhadoras rurais da Baixada Maranhense”, coordenado pela professora Flávia de Almeida Moura, com financiamento da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico no Maranhão) e vigência entre de 2019 a 2022.

A cartilha, mais um braço de extensão do projeto de pesquisa GETECOM (Grupo de Estudos Trabalho Escravo e Comunicação), do Departamento de Comunicação Social, foi uma demanda das comunidades junto ao grupo de pesquisa durante o lançamento da campanha radiofônica “Trabalho Certo! Mesmo na precisão não caia na escravidão!” e trata da questão da migração de trabalhadores e trabalhadoras maranhenses para outros estados brasileiros em busca de trabalho; e que em muitos casos são submetidos a situações degradantes, podendo a chegar a condições análogas à de escravo.

A cartilha é disponibilizada para uso gratuito e irrestrito, em formato digital, para escolas públicas, comunitárias e/ou privadas do Maranhão. Alguns exemplares serão impressos e distribuídos para algumas escolas localizadas em comunidades quilombolas da Baixada Maranhense, que foram parceiras no projeto.

ORGANIZAÇÃO: GETECOM

ANO: 2022 | EDITORA: GETECOM/UFMA