E-BOOK | Vozes do Anjo: do Alto-falante à Bacanga FM

VOZES DO ANJO – Do alto-falante à Bacanga FM é, em resumo, um trabalho abundantemente intrínseco. Adotando variações do sentido da expressão, temos que, no nosso léxico, intrínseco significa o “que apresenta valor ou significado por si próprio” e o “que é próprio de algo; inerente”. O livro tanto tem valor por si, quanto é inerente a um movimento que envolve comunidades da periferia de São Luís, o desenvolvimento dos meios de comunicação
populares e a Universidade Federal do Maranhão.

Com o esforço inerente aos trabalhos feitos por diletantismo, por amor à causa, o livro reúne um reconhecido jornalista, professor e pesquisador da UFMA – o Prof. Dr. Ed Wilson Ferreira Araújo; um novo e promissor pesquisador – Jefferson Saylon Lima de Sousa; e ex-alunos da instituição: Rodrigo Anchieta Barbosa, Robson Silva Correa e Rodrigo Augusto de Araujo Mendonça. Com competência, contam histórias que nos fazem compreender o surgimento de um bairro e suas experiências de comunicação popular (do serviço de alto-falantes à Web, com ênfase na experiência em rádio FM), uma tentativa de atuação acadêmica em um bairro periférico e a constituição das rádios comunitárias – assim como da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (ABRAÇO-MA) – no estado, e seus desafios.

A obra marca a primeira publicação relacionada ao grupo de pesquisa Observatório da Mídia no Maranhão – OMMAR, que tem o professor Ed Wilson Araújo como um dos seus membros. Sem dúvida, o livro representa uma das profícuas experiências de pesquisa acadêmica em comunicação no estado do Maranhão, mas também uma excelente oportunidade de conhecermos parte significativa da história contemporânea de sua capital.

Além do e-book, a pesquisa Vozes do Anjo conta ainda com um material expandindo em versão podcast contendo um audiodocumentário e mais doze entrevistas realizadas durante a coleta de dados.

ORGANIZAÇÃO: Ed Wilson Araujo e Saylon Sousa

ANO: 2021 | EDITORA: EDUFMA

Clique aqui para DOWNLOAD!

Confira o podbook expandido: