EDUTEC | Comunicação e Acessibilidade 2021.1

A seção Especial da Rádio Híbrida apresenta o resultado das atividades desenvolvidas pelos estudantes da disciplina Educação e Tecnologia, oferecida na matriz curricular do Curso de Comunicação Social – Rádio e Televisão, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante o semestre letivo 2021.1. É importante ressaltar que, devido à pandemia de Covid-19, todas as atividades referentes à disciplina – assim como a elaboração dos produtos – foram feitas de modo remoto em momentos síncronos e assíncronos.

A disciplina é ministrada pela professora Rose Ferreira, com auxílio dos colaboradores Gabriel Braga e Jorge Sousa. A carga horária do curso desenvolve-se no primeiro momento com uma parte teórica sobre o Campo da Comunicação intermediado pelos estudos de Acessibilidade. No contexto da acessibilidade, o enfoque está na audiodescrição (AD).  Centramos em uma discussão sobre audiodescrição e o campo da Comunicação Social.

No semestre letivo de 2021.1, os discentes também tiveram rodas de conversa com especialistas da área. A convidada foi uma das pioneiras nos estudos na área de audiodescrição no Brasil, Bacharel em Filosofia com mestrado em Multimeios-Instituto de Artes/Unicamp/SP, professora Bell Machado, que também atua como roteirista e narradora em projetos de audiodescrição em cinema, teatro, dança, museus e turismo. Na ocasião, o evento foi aberto para o público geral por meio de inscrição prévia onde. A professora, Bell Machado, versou sobre a importância da audiodescrição em produtos audiovisuais, apresentou alguns de seus trabalhos e o mercado emergente para AD.

Com base teórica e prática estudadas, cada aluno propôs e desenvolveu um trabalho, construindo um roteiro, gravando e entregando produtos acessíveis. Os produtos ainda passaram pelo consultor de audiodescrição Vilson Moraes. O consultor em audiodescrição tem um papel muito importante por que é ele que valida o produto audiovisual. No encontro. Vilson teceu comentários para cada discente e a maneira de deixar o trabalho mais acessível para o público que vai receber.

#PraCegoVer: Print colorido da palestra virtual, via Google Meet, contendo o ícone de sete participantes, quatro deles na parte superior e três na parte inferior. No canto superior esquerdo, o consultor Vilson Moraes, que está com a câmera aberta e é visto do busto para cima. Ele é um homem de pele parda, cabelo grisalho, utiliza boné preto, óculos escuros e veste uma camisa branca. Ao seu lado direito o ícone com a fotografia da professora Rose Ferreira, que é vista do pescoço para cima. Ela é uma mulher negra de cabelo preto, curto e ondulado, utiliza batom na cor vinho e sorri para a câmera. Os demais participantes estão com as câmeras desligadas, destacando apenas o ícone com seus nomes.

No encerramento da disciplina, os alunos apresentam e mostram o resultado final de seus trabalhos. Você pode conferir logo abaixo:

01 – “Monumento de São José de Ribamar”, por Janilton Silva

O produto escolhido é uma fotografia do monumento de São José tirada pelo próprio discente, com o objetivo de tornar acessível, por meio da audiodescrição, o monumento dedicado ao padroeiro do Maranhão, um dos pontos turísticos mais visitados em todo o Estado.

(Fonte: Janilton Silva)

Audiodecrição

02 – “Capa do single Girl From Rio”, por John Ribeiro

O presente trabalho apresenta uma audiodescrição da capa do singleGil From Rio”, da cantora brasileira Anitta.  Apesar da imagem ter feito bastante sucesso nas redes sociais digitais, na descrição da postagem não havia nenhuma ferramenta que permitisse a compreensão das pessoas com deficiência visual.

(Fonte: Reprodução)

Audiodescrição

03 – “Ensaio fotográfico”, por Maria Laura

O objetivo do trabalho é abordar a inclusão digital na moda, importante seguimento da sociedade que precisa estar aberto para todos públicos. O produto é uma audiodescrição de um vídeo com duas fotografias de um ensaio fotográfico realizado no Centro Histórico de São Luís, disponibilizando em seguida no IGTV do Instagram e no Youtube da própria discente.

Audiodescrição

04 – “Criação de um pato de crochê”, por Rafaela Freitas

O trabalho é a construção de um reels com audiodescrição, apresentando passo a passo da criação de um pato de crochê, uma vez que nesse formato ainda não é comum recursos que torne os conteúdos audiovisuais acessíveis para as pessoas cegas ou baixa visão.

Audiodescrição

05 – Under the Winter Sun, por Robson Teixeira

O trabalho apresenta a animação, em stop motion, “Under The Winter Sun”, para as pessoas com deficiência visual (cegos ou baixa visão), acessível por meio da audiodescrição. Para isso foram analisadas as animações já existentes no Youtube que não ofereciam o recurso.

Audiodescrição


Digite sua resposta

Relaxa. Seu e-mail não será publicado.

*
*



Entre em contato com a Rádio Híbrida

Dúvidas? Sugestões? Fale com a gente!

Os parceiros da Híbrida

Conheça quem nos permite produzir
Rádio Híbrida, um projeto do G-PEAC

G-PEAC: Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência