Listening in English #01 | Listening in the Mall (Clothes and Sizes)

“Em uma loja de departamentos dentro de um shopping estrangeiro comprar ou pedir informações sobre tamanho, cor e preço de uma peça de roupa requer o conhecimento de expressões e palavras específicas e fazer isso em meio ao ‘caos’ sonoro do ambiente pede jogo de cintura do consumidor bilíngue. Na situação descrita o ouvinte vai imergir num momento onde diversas relações de compra são estabelecidas ao seu redor. Será que ele está pronto para entender o que se passa?”

Essa é a sinopse do primeiro episódio da série de programas sonoros “Listening in English: 3D Audio Immersive Situation” desenvolvida pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (G-PEAC). Fruto do projeto de pesquisa “Educação e áudio imersivo na dinâmica de aprendizagem“, a série em áudio apresenta uma alternativa aos estudantes intercambistas falantes de português que pretendem se aventurar em países onde o inglês é o idioma oficial a partir de experiências imersivas com áudio binaural svensktapotek.net/.

Inspirado no projeto “Cidadão do Mundo” do Governo do Estado do Maranhão, a ideia é ofertar novas ferramentas de aprendizagem através dos dispositivos sonoros e permitir que com um fone de ouvido, o intercambista tenha sua primeira experiência com o que deve encontrar em outra nação em termo de barreiras comunicacionais e diferenças na paisagem sonora.

Pensando também nos estudantes deficientes visuais, a série conta com episódio com audiodescrição para cada simulação em destaque. Não deixe de ouvir!

Ouça-nos também no Spotify e no Deezer! See you later!

Confira o roteiro do programa aqui: