LANÇAMENTO | Conheça o projeto “Tecnologia Sonora na Educação”

O Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação – NEEC acaba de lançar sua mais nova série de produtos sonoros “Tecnologia Sonora aplicada à Educação”, que integra a pesquisa de pós-doutoramento realizada pela pesquisadora Rose Ferreira da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que é integrante do Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (G-PEAC), na Universidade de Aveiro em 2022.

Sua investigação iniciou-se com aplicação de questionários com professores para saber o interesse em receber produtos sonoros relacionados à educação (formal e não formal) e a partir do resultado elaborar produtos que possam auxiliar na relação ensino-aprendizagem. Na primeira fase de investigação, foram produzidas duas séries com conteúdo distintos: Intertextualidade e Violência contra a Mulher. Este último, pode ser incluído nos “Temas Transversais de Educação” e nos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis – ODS.

Ambos podem ser utilizadas por educadores em situação de sala de aula ou fora dela, lembrando que é imprescindível uma preparação antes da utilização. Os roteiros são assinados por Rose Ferreira e a sonoplastia é de Saylon Sousa. Confira abaixo o primeiro episódio de cada uma e os links para os principais agregadores de podcast onde elas podem ser ouvidas.

SÉRIE – INTERTEXTUALIDADE

Nº de episódios: 9