INSCRIÇÕES | Entrelinhas NEEC: The Trust Project

No quarto e último evento do selo “Entrelinhas NEEC” em 2021, o Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação traz uma ação conjunta entre a Linha 02 (Discurso, poder e mudança social)e a Linha 04 (Mídia e Democracia – MiD) coordenadas pelos professores Marcos Fábio Matos e Rakel de Castro, respectivamente.

Para o novo encontro virtual o tema fica por conta da participação dos jornalistas Angela Pimenta e Francisco Belda, ambos do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade do Estado de São Paulo – PPGMiT/UNESP, que são representantes do consórcio The Trust Project no Brasil.

The Trust Project é um complexo consórcio internacional envolvendo aproximadamente 120 organizações de notícias que trabalham para uma maior transparência e responsabilidade na indústria de notícias. Foi criado para “fortalecer a confiança do público nas notícias por meio de prestação de contas e transparência“. É um consórcio de empresas de notícias que trabalham coletivamente para desenvolver e implementar padrões de transparência que os usuários possam ver e as máquinas possam ler, a fim de aumentar a responsabilidade no jornalismo.

O encontro acontece no dia 18 de novembro a partir das 19h00 em sala virtual no Google Meet. O bate-papo conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Modalidade Profissional da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOMPRO/UFMA).

As inscrições podem ser feitas via formulário digital clicando aqui ou acessando a bio @neec_ufma no Instagram. A participação garante certificação de duas horas aos ouvintes.

#paratodosverem – card em fundo verde com as logos do Entrelinhas NEEC, UFMA e PPGCOMPRO no topo. Abaixo a marca “The Trust Project” seguida das fotos de Angela Pimenta e Francisco Belda, convidados do evento. No rodapé as informações de data, local e meios para inscrição.

Conheça o perfil dos palestrantes:

Angela Pimenta é a coordenadora do Projeto Credibilidade, a seção brasileira do The Trust Project. Possui Mestrado em Jornalismo pela Columbia University (2001) e é doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Sua pesquisa de doutorado investiga estratégias de alfabetização midiática para a população brasileira fora da escola. Como ex-presidente da Projor (2015-2019), coordenou o News Atlas, projeto pioneiro que visa mapear a imprensa local no Brasil em meio à revolução digital.

Francisco Belda é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e membro do conselho da International Media Management Academic Association (IMMAA). De 2015 a 2019, ele foi um professor visitante na Brandeis University (Massachusetts, EUA). Anteriormente, ele foi repórter, editor, gerente e diretor de empresas noticiosas. É doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).