LANÇAMENTO | GETECOM lança cartilha paradidática para comunidades quilombolas do MA

O GETECOM (Grupo de Estudos Trabalho Escravo e Comunicação), do Departamento de Comunicação Social da UFMA, lança no próximo dia 15 de fevereiro de 2022, às 10h00, pela Plataforma Google Meet, a cartilha paradidática intitulada “Do quilombo pra rua: o João que vive em nós”. O material faz parte das ações do projeto de pesquisa “Comunicação, migração e trabalho escravo contemporâneo: trajetórias de vida de trabalhadores e trabalhadoras rurais da Baixada Maranhense”, coordenado pela professora Flávia de Almeida Moura, com financiamento da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico no Maranhão) e vigência entre de 2019 a 2022.

O grupo lançou, em junho de 2021, a campanha radiofônica de prevenção e combate ao trabalho escravo intitulada “Trabalho Certo: mesmo na precisão, não caia na escravidão”, que pode ser acessada pelo canal do Youtube Trabalho Certo e fui distribuída para rádios comerciais e comunitárias do Maranhão, sendo veiculada em algumas delas até o momento.

A cartilha, mais um braço de extensão do projeto de pesquisa, foi uma demanda das comunidades junto ao grupo de pesquisa durante o lançamento da campanha radiofônica e trata da questão da migração de trabalhadores e trabalhadoras maranhenses para outros estados brasileiros em busca de trabalho; e que em muitos casos são submetidos a situações degradantes, podendo a chegar a condições análogas à de escravo.

O material foi construído entre julho e dezembro de 2021, de forma coletiva e online entre pesquisadores e estudantes da UFMA e agentes do movimento social, principalmente representantes do MOQUIBOM (Movimento Quilombola do Maranhão) e da CPT (Comissão Pastoral da Terra) Regional Maranhão, juntamente com lideranças comunitárias quilombolas do Maranhão.

A cartilha será disponibilizada para uso gratuito e irrestrito, em formato digital, para escolas públicas, comunitárias e/ou privadas do Maranhão. Alguns exemplares serão impressos e distribuídos para algumas escolas localizadas em comunidades quilombolas da Baixada Maranhense, que foram parceiras no projeto.

O material estará disponibilizado, após o lançamento, em link na bio do perfil @getecom.ufma, no Instagram.

Para participar do evento de lançamento inscreva-se aqui!