O NEEC: INFORMAÇÕES


O Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação – NEEC, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atua desde 2004 como uma rede de pesquisa de professores, estudantes e egressos da instituição quanto ao pensar das estratégias desenvolvidas no âmbito das Ciências da Comunicação, Estudos das Mídias e ações interdisciplinares.

Inicialmente teve como célula-mãe o NUPEC-UFRJ, à época coordenado pelo Professor Milton José Pinto, onde o NEEC nasce após professores da UFMA e de instituições de ensino superior em São Luís retornarem de suas pós-graduações (Mestrado) e iniciarem um movimento de pesquisa na área de Comunicação no Maranhão de forma intensificada.

Entre suas primeiras atividades de destaque está o lançamento do livro Comunicação: outros olhares, organizados pelos professores Francisco Gonçalves da Conceição (UFMA) e Marcos Fábio Belo Matos (na época pelo UniCEUMA). A obra tinha duas intenções: A primeira delas é contextual: trata-se de inaugurar, de fato, um outro lugar de onde a comunicação pode ser vista, avaliada, analisada, (re)interpretada. Um novo locus, nordestino, maranhense, de onde pode emanar um discurso público especializado sobre os fenômenos da comunicação no Brasil e no Mundo. A segunda intenção é conjuntural: reunir tantos pesquisadores em torno de um tema único – a comunicação – mas com os mais diversos olhares sobre ela, ligando-os apenas um arcabouço teórico comum.

Em 2005, o NEEC publicou sua segunda coletânea, Jornalismo Cultural: da memória ao conhecimento, organizado pela professora Francisca Ester de Sá Marques, que reunia texto dos estudantes da Especialização em Jornalismo Cultural oferecida pela UFMA. A publicação foi feita em parceria com o Instituto de Comunicação e Cultura ChamaMaré.

Em 2019, a terceira coletânea de estudos Produção de Sentido e Tecnologia: estudos contemporâneos em Comunicação com organização dos professores Flávia de Almeida Moura, Marcos Fábio Belo Matos, Ramon Bezerra Costa e Rosinete de Jesus Silva Ferreira. Essa é a primeira publicação em formato e-book do grupo e apresenta a nova constituição do NEEC. Já em 2020, durante a pandemia de COVID-19, os professores Rose Ferreira e Ricardo Alvarenga publicaram a coletânea Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação que trata de um compilado de textos produzidos por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. O e-book é o primeiro do gênero dentro das ações do NEEC.

As atividades do NEEC são sediadas no Centro de Ciências Sociais do Campus Dom Delgado, Vila Bacanga – São Luís, a partir do Laboratório de Rádio vinculado ao Departamento do Curso de Comunicação Social. A Rádioweb Híbrida é um dos produtos do núcleo, que também é responsável pela organização do Mutirão Expocom, ação responsável por qualificar os trabalhos estudantis aptos a participar do Prêmio Expocom da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), o qual a própria Rádioweb Híbrida é projeto vencedor das etapas Nordeste e Nacional no ano de 2014. Além disso, o núcleo conta com as ações do Projeto Olhares do Brasil, que atua junto a Diretoria de Internacionalização (DIN) e à TV UFMA.

Com atuação na ilha como no continente, também realiza seminários, simpósios em caráter local, regional e nacional, como foi o caso da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC) em novembro de 2018 no Campus São Luís. Em 2020, durante o cenário caótico da pandemia de Covid-19, o núcleo realizou o Webinário NEEC: Estudos em Estratégias de Comunicação, no mês de julho, que contou com cinco tardes seguidas de discussões em mesas-redondas, oficina e comunicações orais de pesquisa. O webinário foi todo gravado e compilado em um podbook publicado em 2021 sobre o título Anais Sonoros do I Webinário NEEC organizado por Carlos Benedito Alves da Silva Júnior, Jefferson Saylon Lima de Sousa e Rosinete de Jesus Silva Ferreira e distribuído digitalmente no formato pdf e também nas principais plataformas de streaming de áudio.

Para conferir dados do NEEC no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, basta clicar aqui.



Entre em contato com a Rádio Híbrida

Dúvidas? Sugestões? Fale com a gente!

Os parceiros da Híbrida

Conheça quem nos permite produzir
Rádio Híbrida, um projeto do G-PEAC

G-PEAC: Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência