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Parte dos estudos desenvolvidos ao longo da pesquisa “Educação e áudio imersivo na dinâmica de aprendizagem” (FAPEMA, 2016-2019), os Especiais Binaurais são experimentos produzidos pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Maranhão (PIBIC-UFMA) entre 2018 e 2019, Juliana Viera, Ana Luíza Cruz, Gabriel Braga E Bárbara Liz, sob orientação da Profa. Dra. Rose Ferreira do Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação na Convergência (G-PEAC). O objetivo da pesquisa foi a reflexão sobre a aplicabilidade do áudio binaural e da audiodescrição na educação e na comunicação, para tanto, desenvolveu-se, produtos auditivos utilizando as técnicas da binauralidade e também da audiodescrição. Confira!


Audiorreportagem Binaural: Tribuzzi, jornalismo em tempos de censura

Embarcamos em um resgate sobre os trabalhos do jornalista e poeta maranhense Bandeira Tribuzzi e suas Crônicas de Palmátria, que reuniram textos líricos em formato de crítica à Ditadura Militar em seus momentos finais na década de 1970. A técnica do áudio binaural é utilizada em alguns momentos de sua produção buscando trazer uma leitura mais próxima do texto de Tribuzzi ao ouvinte. Coloque os fones de ouvido e perceba as diferentes nuances das frequências binaurais numa proposta de imersão jornalística através do som!

Roteiro e Apresentação: Juliana Viera

Sonoplastia: Saylon Sousa


Audiorreportagem Binaural: Casa das Tulhas e sua miscelânia de sons

Propõe-se uma visita à história e ao ambiente da Feira da Praia Grande, mais conhecida como Casa das Tulhas, no centro histórico de São Luís do Maranhão, a partir do recurso da binauralidade. A audiorreportagem nos convida a imergir na paisagem sonora do lugar composta por diversidade musical e multiplicidade de ruídos. Casa das Tulhas e suas miscelâneas de sons requer o uso de fones de ouvido para a percepção da espacialização e nuances das frequências binaurais numa proposta de imersão jornalística através do som.

Roteiro e Apresentação: Ana Luíza Lopes

Sonoplastia: Saylon Sousa


Audiodescrição Binaural: O Nascimento de Vênus

Em um trabalho que busca desenvolver um método prático de tradução audiovisual de obras de artes e demais peças de mídia para a promoção de acessibilidade de deficientes visuais por meio da técnica da Audiodescrição (AD), Gabriel Braga apresenta uma versão sonora do quadro renascentista “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli (1843) que vai para além das descrições dos elementos visuais presentes na têmpera sobre tela de 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura e introduz a imersão sonora por meio da construção da paisagem sônica ilustrada na cena com auxílio do recurso do áudio binaural. Os elementos naturais e os movimentos impressos na obra fazem parte da audiodescrição.

Produção e Roteiro: Gabriel Braga

Narração: Lara Campelo

Sonoplastia: Jorge Souza

“No nascimento de Vênus”, têmpera sobre tela. (BOTTICELLI, 1843)

Audiobook (AD): My Favorite Color

A sala de aula pode ser, muitas vezes, um ambiente excludente às pessoas com deficiências. Então, quando falamos de alunos cegos no ambiente escolar as dificuldades e enfrentamentos são significativas, pois o corpo docente não está preparado tecnicamente para atender estes alunos. Tal despreparo, traz como consequência a ausência deste público no ambiente educacional e o aumento do capacitismo. Quando reconfiguramos o cenário para um ambiente mais restrito como o de escola de idiomas, a realidade não é diferente, pois leva-se em consideração, que boa parte do conteúdo apresentado é visual: são imagens em livros, desenhos, vídeos, revistas, dentre outros suportes didáticos. Neste sentido, pensando na prática de ensino da língua inglesa, aliada à pesquisa com áudio, é possível levantar a seguinte indagação: por que há ausência de pessoas cegas ou com baixa visão nos cursos de inglês? Seria a falta de tecnologia específica das escolas de idiomas para trabalhar com este público ou porque os alunos não videntes se sentem excluídos pelas abordagens adotadas? A partir da experiência com ensino da língua inglesa e como pesquisadora no programa de iniciação científica com a temática áudio, Bárbara Liz levanta reflexões sobre a importância do áudio, em forma de audiobook e audiodescrição, no ensino da língua inglesa e apresenta um audiolivro didático focado no ensino das cores em inglês para deficientes visuais.

Roteiro e Apresentação: Bárbara Liz