EDUSOM #04 | Narrativas Sonoras 2025.2
Em sua nova edição, o projeto EDUSOM apresenta as produções da disciplina Tópicos Especiais em Sonoridades 2025.2 do Curso de Rádio e Televisão da UFMA. A proposta da disciplina foi destacar o som como ferramenta de crítica e inclusão social. Os projetos abrangem desde a denúncia da violência psíquica infantil em obras experimentais até a criação de audiobooks acessíveis sobre autismo para democratizar a literatura. Além disso, destaca-se uma ficção radiofônica que utiliza paisagens sonoras para expor o silenciamento de mulheres e a falta de equidade de gênero nas redações jornalísticas. Em conjunto, os trabalhos utilizam técnicas de gravação e edição como prática e exercício de aprendizagem.
Os resultados podem ser conferidos no programas:
- Aquilo que faz sangrar (Audiodrama)
- Sobre Ser Diferente (Audiobook)
- Caos na Redação (Audiodrama)
Confira cada um a seguir:
Aquilo que faz sangrar | Audiodrama
O som como linguagem política capaz de expressar e problematizar a violência psíquica sofrida por crianças e adolescentes no ambiente familiar.
Produção: Victor dos Anjos
Sobre Ser Diferente | Audiobook
A narrativa foca na inclusão de Sofia, uma criança autista, e foi adaptada para o formato sonoro priorizando clareza, ritmo e afetividade
Produção: Alani Luiza Rodrigues; Alisson Kaian Castro Nogueira; Elizelma Rodrigues Barbosa; Maiara Cordeiro Costa
Caos na Redação | Audiodrama
Por meio da trajetória da personagem Camila, a peça demonstra a importância de as mulheres ocuparem lugares de fala e se imporem diante de interrupções.
Produção: Pedro Lucas Diniz Batista Ribeiro; Raissa Kelle de Sousa Freitas; Hugo Henrique Ripardo dos Santos
Publicar comentário