Carregando agora
×

O Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação – GPECOM é um grupo que reúne professores pesquisadores do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. O referido grupo começou em 2004, quando seus fundadores, oriundos do Programa de Mestrado e Doutorado do Curso de Comunicação Social da UFRJ, eram integrantes do Núcleo de Pesquisa em Comunicação NUPEC-UFRJ, à época, coordenado pelo Professor Dr. Milton José Pinto. Inicialmente como Núcleo de Estudos e Estratégias na Comunicação – NEEC (2004 à 2023), foi organizado logo após o retorno das pós-graduações, dando o pontapé para um movimento de pesquisa e extensão na área de Comunicação no Maranhão de forma intensificada.

Produções coletivas como os livros: “Comunicação: Outros Olhares” (EDUFMA, 2004), “Jornalismo Cultural: da memória ao conhecimento” (EDUFMA, 2005), “Produção de sentidos e Tecnologia: estudos contemporâneos em comunicação” (EDUFMA, 2018), “Estudos Piscossociais: Psicologia e Comunicação” (EDUFMA, 2020) e “Anais Sonoros do I Webinário NEEC: Estudos e Estratégias em Comunicação” (EDUFMA, 2021), integram seu portfólio científico.

Compõem o grupo: professores, estudantes e egressos da instituição, que se dedicam ao pensar das estratégias que envolvem diversas ações interdisciplinares desenvolvidas no âmbito das Ciências da Comunicação. Atualmente o GPECOM conta com a coordenação-geral da Profa. Dra. Rosinete de Jesus Silva Ferreira e a vice-coodernação do Prof. Me. Jefferson Saylon Lima de Sousa. Quanto às suas Linhas de Pesquisa, a formação vigente se estrutura da seguinte forma (apresenta-se somente os docentes vinculados à UFMA, demais pesquisadores somente na página oficial do Diretório do CNPq):

  • Linha 01: COMULTI – Processos Comunicacionais em Multimeios
  • Investigar os processos comunicacionais em diferentes meios e plataformas, compreendendo as distintas interações advindas dos meios de comunicação na atualidade. Interessa-nos refletir e compreender as questões postas pelas interseções oriundas dos contextos social e comunicacional para formular diagnósticos, conceber projetos, produzir conteúdo e, sobretudo, planejar e implementar os processos comunicativos. Os pesquisadores da COMULTI propõem pensar sobre a atuação social, política, econômica e educacional na contemporaneidade evidenciando a necessidade de inserção em uma rede de informações local, regional, nacional e internacional. Organiza-se em dois eixos: 1) Práticas Sonoras e Educomunicação; 2) Mídia e Divulgação Científica.
  • Linha 02: MID – Mídia e Democracia
  • Desenvolve pesquisas que estudam as transformações dos espaços públicos em sociedades democráticas; as formas discursivas e midiáticas de interação, em especial a partir do jornalismo online; e os modos de sociabilidade que pensa o Construtivismo a partir da aliança estratégica entre a tecnologia, a política e informação no jornalismo. Também desenvolve projetos que tenham transversalidades com esta aliança, por meio de temas específicos como Jornalismo Online, Comunicação Digital, Comunicação e Identidades de Gêneros, Comunicação e Feminismos, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política e Análise de Discurso.  Conta com a colaboração de alunos pesquisadores de graduação e pós-graduação.
  • Linha 03: Comunicação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
  • Práticas comunicativas e processos participativos com sujeitos ligados a movimentos sociais. Comunicação comunitária e políticas públicas. Diversidades e interseccionalidades. Questões de raça, gênero e classe, e construção de soluções para dinamizar entidades sociais com relação à comunicação e às mídias.
  • Linha 04: Discurso, Poder e Sujeito
  • Esta linha de pesquisa explora as interseções entre discurso, poder e construção do sujeito na sociedade contemporânea. Examina-se como diferentes formas de discurso são utilizadas para exercer e contestar o poder em diversos contextos sociais, políticos e culturais. A análise crítica de discursos institucionais, jornalísticos e políticos permite compreender como são construídas e mantidas relações de dominação e resistência. Além disso, são abordadas teorias sobre a constituição do sujeito através do discurso, a partir da análise de processos de identificação, que mobilizam posições de gênero, classe e raça, bem como do papel do discurso na produção e reprodução de relações de poder e na formação de subjetividades.

Para conferir dados do GPECOM no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, basta clicar aqui.