Mutirão Expocom | UFMA conquista prêmios e amplia participação no Intercom Nordeste 2025
por Saylon Sousa/Mutirão Expocom
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Luís, marcou presença de destaque no Intercom Nordeste 2025, realizado em Fortaleza-CE nos dias 24 a 26 de junho. Um grupo de 18 estudantes e 2 professores partiu rumo a capital cearense em busca de apresentar aos colegas nordestinos como anda a dinâmica dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Audiovisual e Relações Públicas) no âmbito da produção técnica e da pesquisa científica.
O principal objetivo da viagem ao congresso – o maior da região dentro da área de conhecimento – foi a participação no Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação –, uma das atividades mais prestigiadas do evento. Em 2025, a UFMA teve 6 trabalhos aprovados entre os melhores do Nordeste nas categorias “Rádio, TV e Internet (RT)“, “Relações Públicas (RP)” e “Produção Transdiciplinar (PT)“. E o resultado não poderia ser mais positivo: dois trabalhos desenvolvidos por estudantes da instituição foram premiados na Expocom!

Na modalidade RT01 – Programa Laboratorial de Áudio, o projeto “Momento Olímpico – A Série“, representado por Letícia da Silva Almeida, foi premiado pela abordagem criativa e técnica em conteúdos esportivos a partir de um storytelling seriado produzido em parceria com a Rádio Universidade FM . Já na categoria RP07 – Produto de Comunicação Institucional, o trabalho “Comunicação institucional frente à crise na ambiência digital: uma proposta para o princípio de incêndio no Rio Anil Shopping em janeiro de 2025”, com liderança de Kawanny Gomes Ribeiro, destacou-se por sua relevância temática e proposta estratégica de uma comunicação assertiva diante de cenários de crise.

Maria Eduarda, Kawanny e Giovanna

Letícia da Silva Almeida


Além dos vencedores, os demais projetos da UFMA São Luís que também foram apresentados na Expocom são:
“Audiodescrição Binaural na Pintura ‘O Nascimento de Vênus’”
RT07 – Práticas Experimentais em Mídias Digitais
Aluno-líder: Gabriel Gustavo Carneiro Braga
“A Terceira Margem do Rio”
RT04 – Ficção em Áudio e Rádio
Aluna-líder: Anna Clara Dias Corrêa
“Manual de Media Training e Gestão de Imagem para o Colégio Marista Araçagy”
PT01 – Edição de Livro
Aluna-líder: Marnie dos Santos Gusmão Silva
“Planejamento estratégico de produtos e serviços para uma assessoria de comunicação: Media Training para o Colégio Marista”
RP01 – Planejamento estratégico de relações públicas ou comunicação organizacional
Aluno-líder: Sávio Leonardo Moura de Oliveira
Nos Grupos de Trabalho (GTs), a universidade também foi representada em diferentes temáticas e linhas de pesquisa. Foram discutidos temas como podcast e hipermídia, regulamentação da mídia, jornalismo impresso e audiovisual, comunicação e religiosidade, consumo midiatizado no TikTok e mobilizações comunicacionais em defesa de territórios ancestrais, com participação de estudantes e professores da graduação e pós-graduação.
Confira os trabalhos apresentados e seus autores:
“Relato de experiência sobre a casa-exposição ‘Nem Tão Doce Lar’, realizada em São Luís, no Maranhão, a partir de um olhar comunicacional”
GTNE05 – Comunicação e Religiões
Autoras: Sofia Castro Marques, Ana Carolina Rabelo de Lima Cavalcanti, Larissa Maria dos Santos Baía
“Formatos do podcast organizacional em uma configuração de comunicação hipermídia”
GTNE16 – Estudos em Podcast
Autor: Jefferson Saylon Lima de Sousa
“Regulamentação da mídia: uma análise comparativa entre experiências internacionais e o contexto histórico-sociopolítico brasileiro contemporâneo”
GTNE09 – Comunicação, Tecnologia e Sociedade
Autores(as): Ana Luiza Freitas da Costa Alves, Camila Franciely Santos Araújo, Carla Ribeiro Santos Souza, Ed Wilson Ferreira Araújo
“A cultura da conexão e o consumo midiatizado: como o TikTok molda a percepção das mulheres sobre desejos, necessidades e tendências”
GTNE09 – Comunicação, Tecnologia e Sociedade
Autores(as): Eduarda de Lima Braga, Ingrid Atalia Mendes Luz Castro, Ed Wilson Ferreira Araújo
“(Im)parcial: a agenda midiática de um jornal impresso do Maranhão e sua relação com o governo estadual”
GTNE14 – Estudos da Comunicação
Autores(as): Elthon Ranyere Oliveira Aragão, Júlio César Lima Santos, Vitor Almeida Corrêa, Welton Ferreira Silva, Yasmin Castelo Branco Freitas
“Comunicação para mobilização em defesa de territórios ancestrais desde a terra e as águas: entre espaços-tempos comunitários e digitais”
GTNE22 – Narrativas Contra-Hegemônicas
Autores(as): Sarah Fontenelle Santos (UFMA), Luan Matheus dos Santos Santana (UFC)
Vitória também em Imperatriz-MA
Do campus de Imperatriz, o curso de Jornalismo também teve conquistas expressivas. Três trabalhos foram premiados na Expocom Nordeste 2025, reafirmando a potência da produção acadêmica da UFMA no interior maranhense. Disputando exclusivamente na categoria “Jornalismo”, o campus da região tocantina enviou 12 trabalhos à competição.
Na modalidade JO02 – Projeto de Assessoria de Imprensa, o projeto “Empreendedorismo Negro”, representado por Elizangela da Conceição de Almeida, ganhou destaque pelo compromisso com as narrativas negras.Na modalidade JO03 – Jornal-Laboratório, a vitória foi com o Jornal Arrocha, das edições 48 e 49, com a aluna -líder Solange dos Santos Oliveira. Já em JO09 – Produção Jornalística para Mídias Sociais, o reconhecimento veio com “Entrelinhas: narrativas femininas, por mulheres e sobre mulheres”, com a aluna-líder Jeciane da Silva Chaves.
Além dos trabalhos do Expocom, o campus de Imperatriz ainda participou com 13 trabalhos nos GTs acadêmicos do evento, o que demonstra uma produção bastante ativa dos docentes e discentes do continente!

Próximos passos
Com o fim do Intercom Nordeste 2025, o projeto Mutirão Expocom entra em hiato até setembro, quando acontece a etapa nacional e voltamos a acompanhar os nossos estudantes no Prêmio Expocom Nacional disputando com os melhores de cada região do Brasil.
O Intercom Nacional é o maior congresso de Comunicação da América Latina, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de toda a região. Em 2025, o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de forma etapa remota, de 11 a 16/08/2025, e presencial, de 01 a 05/09/2025, no Centro Universitário FAESA, em Vitória-ES, com o tema “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”.
E para quem já quer se preparar para o ano que vem, o Intercom Nordeste 2026 já tem casa definida: a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, campus Caruaru. Partiu!
Publicar comentário