EVENTOS | Inscrições abertas para o I Simpósio CineAfro – Narrativas Femininas de (R)existência

No dia 20 de novembro é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído oficialmente em 10 de novembro de 2011, através da Lei nº 12.519. A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, considerado símbolo de resistência da luta contra a escravidão no Brasil e que, segundo historiadores, foi morto nesta data. Ao longo de todo o mês de novembro, no Brasil, é costume acontecer uma série de eventos para comemorar as conquistas e também reforçar o quanto ainda é preciso lutar contra o racismo estrutural e para que vivamos em uma sociedade igualitária.

Pensando nisso, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGPsi/UFMA) com os grupos de pesquisa GEPHPE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Esporte e Processos Históricos Psicossociais) e GPECOM (Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação), em parceria com o Festival Internacional de Cinema Porto Femme, realizam o I Simpósio CineAfro com o tema “Narrativas Femeninas de (R)existências”. O simpósio nasce da necessidade de ser mais um instrumento de conscientização, reflexão e debate dentro da universidade sobre as questões raciais, com ênfase nas questões sobre mulheres negras. Tem como objetivo promover uma reflexão psicossocial sobre a imagem da mulher negra na contemporaneidade através do audiovisual.

O evento acontecerá ao longo de todo o dia 29 de novembro de 2023 (quarta-feira), na UFMA, e será dividido em dois momentos constituído em uma dinâmica e outra debate. Pela manhã será realizada uma dinâmica que proporcione ao público presente uma reflexão inicial sobre a temática para, a seguir, a psicóloga Juliana Costa promover um diálogo reflexivo sobre “O que é ser mulher negra? Um olhar psicossocial”.

Pela tarde acontecerá a exibição do documentário em curta-metragem intitulado “Bonita”, dirigido pela cineasta brasileira Mariana França. Trata-se de um documentário que apresenta as vivências de três mulheres pretas de gerações distintas e que são ou já foram atravessadas pelo mesmo sentimento: a solidão e a solitude da mulher negra. O filme fez parte da seleção oficial de 2022 do Festival Internacional de Cinema Porto Femme, que decorre anualmente na cidade do Porto, em Portugal. O documentário recebeu menção especial do júri da competição internacional. O curta-metragem trata exatamente do sensível em torno a mulher negra. Para apresentar o filme e o festival contamos com a participação de Rita Capucho, uma das co-diretoras do Festival.

Após a exibição teremos uma roda de conversa envolvendo a curadora de audiovisual Helen Maria, que tem trabalhado com cinema antirracista, a cineasta Mariana França, que vai conversar sobre sua produção, e a mediação de nossa aluna do PPGPSI Natássia Portela, que tem investigado o tema “O mal-estar da mulher negra: um percurso pelos aspectos sociais e psíquicos”. Dessa forma, pensamos contribuir um pouco a mais com a inserção social no PPGPSI, além de ser instrumento de promoção de reflexão e debate sobre a invisibilidade da mulher negra na sociedade e no audiovisual.

As inscrições podem ser no formulário disponível ao final dessa matéria ou no link disponível na bio do Instagram @gpecom.ufma.